Consumidor – Bom saber

A batata em números

Cada português consome, em média, 85 quilos quilogramas de batata por ano.

A Irlanda é o principal país consumidor de batata na Europa, com um consumo per capita que ronda 143 quilogramas anuais.

O maior produtor de batata é a China, onde se colhe praticamente um terço da produção mundial (mais de 99 milhões de toneladas). Rússia, Índia, Ucrânia e Estados Unidos perfazem o Top 5 dos maiores produtores de batata.

No mundo, existem entre 3.000 a 4.000 variedades de batata, sendo que todas descendem de uma única, originária do Peru, onde se cultiva e consome este tubérculo há aproximadamente sete mil anos.

A batata é a quarta cultura que mais contribui para a alimentação mundial, com mais de 377 milhões de toneladas colhidas anualmente (2017), depois do trigo, do arroz e do milho.

Em média, 100 gramas de batata cozida possuem 52 calorias, enquanto a mesma quantidade de batata frita representa 267 calorias.

Cultura Popular
A batata não é só um alimento. A sabedoria popular tem-lhe atribuído outros propósitos

Compressas de batata crua podem ser utilizadas contra picadas de insetos, manchas na pele, comichões e inflamações de pele

Batatas quentes podem ser aplicadas externamente para aliviar dores musculares e melhorar a circulação

O sumo alcalino da batata, consumido em sumo ou em modo ralado, neutraliza o ácido estomacal, ajuda a aliviar a má disposição e outros problemas de estômago

Para combater as olheiras, basta ralar duas batatas e colocar o preparado no frigorífico durante 20 minutos, antes de aplicar durante 15 minutos na zona em causa. Depois é só lavar com água abundante.

O chá feito a partir da casca de batata pode contribuir para um melhor funcionamento do fígado

Curiosidades

Sabia que...

Ao contrário da crença de muitos consumidores, a batata-doce não é uma batata? Pertence à família convulvolaceae, enquanto que a batata comum é da família Solanaceae.

Sabia que...

A batata esteve na origem da vodka, bebida alcoólica que, entretanto, foi integrando cereais na sua composição? Em alguns países como a Polónia, Rússia ou Noruega, a vodka ainda é produzida a partir da batata ou contém uma grande percentagem deste tubérculo. É o caso da Luksusowa, considerada a vodka de luxo polaca. Incolor e com um paladar adocicado, a sua graduação alcoólica atinge 44%.

Expressões

Este tubérculo também está presente na linguagem popular,
através das mais variadas expressões:

"Vá plantar batatas!"

Significa “deixe-me em paz” ou “tenho mais que fazer”. Esta expressão tem origem nos tempos da chegada da batata ao continente europeu, quando era considerado um alimento menor, apenas para animais, navegadores e famílias muito pobres. Popularizou-se na época da Revolução Industrial, quando o trabalho nas fábricas era mais valorizado do que o trabalho no campo.

"Passar a batata quente"

Significa livrar-se de um problema, passando a responsabilidade para outra pessoa. Tem origem numa brincadeira que, passou de geração em geração: no jogo, crianças sentadas em círculo passam de mão em mão uma bola ou objeto equivalente, enquanto uma delas, ao meio e de olhos vendados, canta uma lengalenga repetida: “Batata quente, quente, quente”, até dizer a certa altura, “queimou”. A criança que fica com a bola, a “batata quente”, vai para o meio da roda e a brincadeira recomeça.