Da Terra à Mesa Rolo & Mosquera Lda

A Rolo & Mosquera, lda é uma empresa de comercio de factores de produção para o sector da agro pecuária, jardim e bricolage, sediada no concelho de Mafra. Entrevistamos o Srº Luis Francisco, que como sócio gerente é o responsável pela empresa.
Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Rolo & Mosquera?
Rolo & Mosquera: A minha relação com a batata começou com a batata semente. Inicialmente trabalhava em nome individual e um dos produtos que comecei a comercializar foi a batata semente, isto já há perto de 30 anos. A Rolo & Mosquera surgiu em 1996 quando tivemos oportunidade de adquirir as quotas, era uma empresa que já existia, estava vocacionada para a alimentação animal, comercializava rações e cereais, pelo que foi só juntar os produtos que individualmente já comercializava, como era o caso da batata semente.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pelas Rolo & Mosquera? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Rolo & Mosquera: Inicialmente estávamos sediados na Malveira e comercializávamos essencialmente rações, cereais, adubos e batata semente. Quando mudámos, há cerca de 8 anos, para um espaço maior na Venda do Pinheiro, com o nome de loja Agrivenda, passamos a comercializar todo o tipo de produtos para a agricultura, jardinagem, bricolagem e todo o tipo de artigos possíveis de encontrar numa loja agrícola, temos cerca de 6.000 artigos. Os nossos principais clientes são algumas Cooperativas Agrícolas, lojas de menor dimensão e muitos pequenos agricultores que produzem só para autoconsumo, devo referir que no ano passado comercializamos cerca de 250 toneladas de batata semente e só cerca de 50 toneladas se terão destinado a agricultores profissionais, as restantes 200 toneladas foram para produção de autoconsumo de batata.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Rolo & Mosquera? E para o sector da batata?
Rolo & Mosquera: As perspectivas de futuro para a Rolo & Mosquera é tentar perceber a evolução do mercado agrícola de forma a diversificar cada vez mais o tipo de oferta de produtos e absorver cada vez mais o mercado dos produtores para autoconsumo, mas também estar atento aos produtos destinados a profissionais, sendo esta uma zona de pequenas parcelas agrícolas, este será um mercado que não sofrerá grandes alterações. Em relação ao sector da batata, julgo que talvez o mercado do autoconsumo irá decrescer um pouco, pois hoje os hobbies estão a mudar e as pessoas ocupam os seus tempos livres cada vez mais com desporto e vão ao ginásio e os idosos que se dedicam a este tipo de atividade vão acabando e deixa-se de semear para autoconsumo.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Rolo & Mosquera: Uma associação como a Porbatata é muito importante especialmente para a zona Oeste. A nossa empresa beneficia indiretamente do trabalho que a Porbatata tem feito, pois a Associação tem feito um excelente trabalho na defesa e promoção da batata, um produto que até há poucos anos estava mal visto.

Para conhecerem melhor este nosso sócio visitem as suas instalações na Venda do Pinheiro ou no sítio www.agrivenda.pt .