Da terra à mesa Torriba

A TORRIBA caracteriza-se por ser uma O.P. que comercializa produtos hortofrutícolas com uma vertente agro-industrial mas nunca descurando as várias vertentes comerciais dos produtos produzidos pelos sócios a quem damos apoio não só comercial mas também logístico, técnico e administrativo.
O meu papel principal dentro da TORRIBA é como sócio produtor, além desse tive a honra e o privilégio de ter sido convidado para ser administrador desta enorme e excelente O.P. e passar alguma da sensibilidade da parte da produção a muitos dos nossos clientes.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Torriba?
Torriba: A minha relação com as batatas começou pelas mãos da minha mãe quando me deu a 1.ª sopa…
A Torriba surgiu pela necessidade de uma directiva comunitária que o tomate de indústria teria que ser comercializado por organizações de produtores, dessa exigência um grupo de agricultores fornecedores de uma das mais importantes indústrias da altura (de tomate de indústria) juntou-se e formou a Torriba que nasceu com 20 sócios fundadores e 30 que se juntaram nesse mesmo ano e que comercializaram 500has de tomate e que hoje passaram a cerca de 7.000has de várias culturas com cerca de 110 sócios.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Torriba? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Torriba: Tomate de indústria, batata fresco e indústria, ervilha, brócolos, courgete e pimentos para congelar, Amendoim e batata doce.
Os nossos principais mercados são o nacional e o espanhol, os nossos principais clientes são praticamente todas as agro-indústrias da península ibérica não descurando nenhum de todos os outros independentemente do volume e valor que a TORRIBA tem com cada um deles…

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Torriba? E para o sector da batata?
Torriba: Continuar o crescimento sustentável dando uma grande relevância que os nossos sócios consigam ter sempre uma margem em todas as culturas comercializadas pela TORRIBA e nunca falhando aos compromissos assumidos com os nossos clientes.
No setor da batata pensamos continuar a cimentar a nossa posição nos nossos clientes e tentar alargar mais os períodos de fornecimento aos mesmos.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Torriba: Espero que a Porbatata consiga ser uma associação de referência no setor da batata e consiga passar a toda a cadeia do setor em especial ao consumidor final que a batata é um produto com características benéficas, que faz parte de uma dieta equilibrada, é um produto de proximidade e que pode no caso português ser consumido sem ter uma grande tempo de armazenagem pois a produção nacional é possível em duas épocas do ano.

Rodrigo Vinagre (Administrador da Torriba)