Porbatata

A missão da Porbatata - Associação da Batata de Portugal é representar os interesses de toda a fileira da batata em Portugal e ser uma voz única e ativa do setor, unindo a produção, a comercialização e a indústria.

Fundada a 28 de Setembro de 2016, a Porbatata é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa.
Assente numa visão inovadora de processos, representa os interesses de toda a fileira a nível nacional e internacional,

Mais sobre quem somos…

Batata semente

A excelência da batata produzida em Portugal começa na escolha da batata semente, um dos fatores determinantes para a qualidade e quantidade de produção. As empresas que produzem batata semente investem em processos de investigação inovadores para adequar as variedades às especificidades de cada região, fazem ensaios em estreita colaboração com a produção e apostam na seleção clonal para obter as melhores e mais produtivas variedades.

Produção

As características organoléticas que tornam as batatas portuguesas um alimento apetecível e saudável são determinadas por um conjunto de fatores. Excluindo os fatores climáticos que o produtor não controla e os fatores edáficos em que a sua influência é relativa, obter um produto de qualidade de forma eficiente e sustentável só é possível graças ao conhecimento técnico e experiência acumulada do agricultor e ao apoio das organizações produtores.

Indústria

Com o consumidor a dedicar menos tempo à confeção de refeições, a indústria oferece gamas de produtos cada vez mais diversificadas e inovadoras. Das tradicionais batatas fritas em pacote (com múltiplas opções de sabor e forma), aos produtos à base de batata – pré-cozinhados, congelados, prontos a cozinhar embalados a vácuo ou fécula – a batata é hoje um alimento conveniente e versátil, essencial na alimentação de todas as famílias.

Comercialização

Os canais de escoamento da produção sofreram alterações profundas nos últimos anos, evoluindo dos mercados tradicionais e regionais para a grande distribuição. Retalhistas, armazenistas, embaladores, importadores e exportadores são hoje atores fundamentais na fileira, que cresceu e
ganhou escala para responder às exigências dos clientes e competir com os maiores operadores económicos.

Orgãos Sociais

icon5

Estatutos

icon6