Language switcher

  A Importância dos agentes económicos na prevenção e controle da Tecia Solanivora

No passado dia 22 de Março a convite do COTHN e no âmbito da Frutitec que decorreu na Fil em Lisboa de 22 a 24 de Março, a Porbatata participou no seminário Problemas Fitossanitários Emergentes.
As pragas emergentes são hoje umas das principais preocupações não só das autoridades fitossanitárias, mas de todos os agentes económicos. Novas pragas oriundas das mais diversas partes do mundo são responsáveis por elevados prejuízos económicos, sem olhar a fronteiras administrativas e potenciadas pela globalização e comercio internacional, tem se disseminado, a um ritmo alarmante.
A prevenção é da responsabilidade de todos, mas cabe às autoridades e entidades oficiais, divulgar informação de forma a alertar e sensibilizar para os perigos inerentes a estas ameaças.
Tendo por missão informar, os oradores convidados, abordaram a biologia, estragos, riscos, prevenção e controle de pragas como o Percevejo asiático (Halyomorpha halys), a Bratocera dorsalis a nova mosca da fruta,  a Xylella fastidiosa, os Psilídeos vectores da Candidatus liberibacter e a Trioza eritrae.
A Engª Ana Paula Carvalho da DGAV abordou a importância dos Planos de contingência contra os inimigos emergentes, referindo os estrangulamentos e dificuldades na sua implementação.
Á Porbatata coube a missão de abordar o tema da “Tecia solanivora: o papel dos agentes económicos na sua prevenção e controlo”. Conscientes da ameaça que representa para o pais e para sector a sua presença, referimos as ações realizadas em Espanha onde esta terrível praga da batata está reportada e onde a rápida intervenção das autoridades a permitiu controlar. Abordamos as ações já levadas a cabo para prevenção da entrada no nosso pais e concluímos a intervenção deixando a mensagem de continuar a colaborar ativamente com as autoridades fitossanitárias, em relação a esta ou outra praga. Divulgar informação e promover as ações necessárias e oportunas no sentido de impedir a sua entrada, salientando que caso entre, intercederemos junto do poder político por apoios, de forma minimizar os prejuízos económicos dos operadores, de forma a defender todo o sector.

É este o papel da Porbatata, defender o sector da Batata em Portugal.