“Miss Tata”, a marca colectiva da batata portuguesa, foi apresentada a 24 de Novembro, no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), num evento com transmissão online e intervenções por videoconferência. Esta é a marca colectiva, que aposta na diferenciação e na qualidade e que surge no âmbito do “Projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos”. A Porbatata, vai promover a batata portuguesa no mercado nacional e internacional, a nível institucional e pelos operadores.
Rui Paulo Figueiredo Director do Simab, como anfitrião do MARL abriu a sessão acolhendo esta iniciativa da Porbatata e salientou a importância do trabalho associativo para a valorização da produção nacional.
Sérgio Ferreira, presidente da Direcção da Porbatata, que apresentou a marca, afirmou que esta visa permitir «acrescentar valor» e o «reconhecimento» da batata portuguesa a nível internacional e nacional, que irá funcionar como uma «âncora», como «aquilo que nos vai ajudar a alavancar o sector», e que «a marca é algo que nos deve unir cada vez mais».
Berta Redondo Benito, secretária geral da Europatat – Associação Europeia de Comércio de Batata, apresentou o projecto de três anos “Potatoes, prepare to be surprised”, para promover a batata junto da “geração milénio”, baseado nas redes sociais.
João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, considerou a criação desta marca como «muito oportuna» – desde logo, pela «valorização de um produto endógeno» –, sublinhou que «temos de ter a capacidade de traduzir em valor a capacidade produtiva de excelência» e manifestou a disponibilidade do Ministério da Economia e Transição Digital «para apoiar e potenciar» este esforço de internacionalização.
Segundo Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que também disponibilizou o apoio do Ministério da Agricultura, o trabalho da Porbatata é «inspirador» e «esta marca colectiva vai permitir a diferenciação, a afirmação da qualidade e a promoção da batata portuguesa».