Language switcher

ASSOCIATIVISMO E ASSIDUIDADE

Infelizmente, marcada pela pouca adesão dos seus sócios, reuniu no passado dia 5 de Abril pelas 15.30 h, a Assembleia Geral da Porbatata, na Lourinhã, para a apresentação do relatório de atividades e das contas referentes ao ano de 2017.
Organizar um sector profundamente desorganizado, enfraquecido pelas oscilações de mercado, pela inexistência de apoios comunitários de intervenção à produção e pela segmentação do sector, lacuna que a grande distribuição oportunamente sabe aproveitar, é um trabalho hercúleo e paciente, só possível com muito empenho e determinação. A atual Direção tem demonstrado estar à altura, já tendo dado os primeiros passos nesse sentido. Os resultados começam a surgir lentamente, refletidos no vasto leque de atividades institucionais, promocionais, organizativas, informativas e técnicas desenvolvido durante o ano de 2017, com valores positivos das contas apresentadas tendo em atenção os recursos disponíveis.
A Assembleia Geral é o órgão soberano na estrutura dos órgãos sociais, sendo composta por todos os sócios com direito de voto, a reunião ordinária de Assembleia Geral é o momento oportuno para dar sugestões, expor problemas, conjugar interesses, apresentar soluções, criar sinergias e também para que a Direção eleita pelos sócios, exponha as atividades desenvolvidas e/ou desenvolver e de que forma o dinheiro da associação está a ser gerido, por forma a defender o interesse de todos.
O sector produtivo é sempre o mais desprotegido dentro de toda a fileira da batata e anos como foi 2017 voltarão a acontecer, pois são cíclicos e previsíveis.  A conta cultura foi negativa. A rentabilidade não cobriu os elevados custos de produção, uma vez que, como já atrás referimos, este é também o único produto agrícola sem direito a apoios comunitários de intervenção. Quando o sector produtivo é afetado toda a cadeia de valor é afetada direta ou indiretamente. Por isso anos como o de 2017 tem efeitos transversais a toda a fileira.
Só poderemos inverter esta situação com representatividade crescente de uma Organização como a Porbatata, alicerçada no interesse de todos os sócios, para um bem comum.