A intenção da Direção da Porbatata de participar na Agroglobal foi reforçada com o desafio colocado pelo Engº Joaquim Pedro Torres, de além de estar presente com o espaço de exposição, dispor de ensaios de variedades no campo de demonstração da Agroglobal e promover um espaço debate.
A participação da Porbatata na Agroglobal teve assim início, no primeiro dia de maio com a plantação do campo de ensaio de variedades, maioritariamente destinadas à indústria, a cultura decorreu até ao fim sem grandes problemas.
Inserida nas grandes culturas, a batata de indústria deu tema às Jornadas da Batata, com o tema Batata de Indústria – Tendências e Desafios. Com um painel de oradores de excelência e conhecedores da realidade nacional e internacional, ficou demonstrado que há espaço para produzir mais, muito devido à qualidade superior da batata produzida em solo português.
O espaço de exposição da Porbatata, com 250 m2 cobertos foi partilhado em espaços individuais, com 9 empresas sócias ou parceiras da Porbatata. Como expositores estiveram presentes a Sia- Aperitivos, Campotec, Germicopa, Eurobatata, HZPC Portugal, Ecoveg, João Violas, Fruitronic/Sorma e Servagronis.
O espaço institucional representando todos os sócios e parceiros no geral, proporcionou apoio às empresas expositoras presentes e foi ponto de encontro de todo o sector.
Pela primeira vez foi possível reunir no mesmo espaço os vários operadores ligados ao sector da batata, sendo o balanço muito positivo, é indicativo de que este é o caminho para defender toda a fileira, um caminho feito a uma só voz…