A conjuntura actual prevê um ano difícil para a generalidade do sector produtivo, a alteração dos canais de distribuição, a diminuição da actividade e em muitos casos o encerramento de cantinas, restaurantes e hotéis, fez com que os hábitos de consumo se alterassem nestes dois últimos meses.
A colheita da batata portuguesa, já começou e apesar das 2 semanas de antecipação em relação à campanha anterior são poucas as perspectivas de exportação, pelo que este é mais um dos factores que torna a campanha da batata de 2020 difícil. A janela de oportunidade para a exportação de batata, quer de consumo, quer de indústria é muito estreita e só existe enquanto a restante Europa é deficitária em batatas novas, que Portugal consegue produzir mais cedo.
Os problemas graves de míldio um pouco por todo o país em especial na zona norte do país, as temperaturas elevadas e a humidade excessiva potenciaram o aparecimento do míldio, há relatos de quebras de produção bastantes significativas. No geral e em campos que não foram afectados pelo míldio e onde se intensificaram os tratamentos fitossanitários as produções são boas, com boa qualidade, verifica-se pontualmente um ou outro lote com sarna. Também já iniciaram as colheitas da batata de indústria, com produções na ordem das 40 t por ha e matérias secas altas na ordem dos 23-24 %.
Segundo o boletim mensal de Maio de Agricultura e pescas do INE existe uma redução de área de menos 5 % na área plantada, e a área plantada situa-se abaixo dos 20 mil ha. As plantações tardias de batata de regadio foram dificultadas pela precipitação de Abril, sendo que em algumas zonas foi necessário fazer replantações. Após alguma hesitação inicial dos produtores em definir a extensão da área a plantar, provocada quer pelo impacto da situação de emergência sanitária, quer pelos baixos preços de mercado (no primeiro trimestre o preço médio da batata no produtor foi 36% inferior ao registado no período homólogo), observou-se um aumento da procura de batata-semente, que o mercado já não foi capaz de satisfazer.