O clima do ano de 2018 foi, para os países que habitualmente fornecem batata semente a Portugal, atípico, as temperaturas excessivamente altas e a falta de chuva foi determinante para a cultura da batata no norte da Europa, condicionando assim a disponibilidade de batata semente e levando a uma forte especulação no início da campanha, por toda a Europa.
Para transmitir como está a decorrer a campanha resumimos a opinião das várias casas de semente associadas da Porbatata – Agrico, Agroplant, Europlant, Germicopa, Hzpc, Meijer e Stet Holland.
- Tendo em atenção que a campanha ainda não acabou, em especial na zona Norte de Portugal e de estar a ser uma campanha difícil, um pouco devido a toda a especulação inicial não se verificam grandes problemas.
- No geral, não se registam aumentos significativos de áreas de plantação total. Em especial no Ribatejo os produtores, mantém as áreas de plantação, mas fazendo uma mudança para batata de indústria em vez de batata fresca para exportação, pois garantem um preço fixo contratualizado não ficando sujeitos aos valores e oscilações de mercado.
- Menores quantidades de batata semente de calibres pequenos de algumas das variedades mais populares, mas no geral houve capacidade de substituir por outras semelhantes, mas de calibres maiores.
- Como no geral as quantidades por variedade foram menores na ordem dos 20 – 25 %, verificaram-se alguns problemas de qualidade, nomeadamente critérios de seleção menos rigorosos, sarnas, rizoctonia,…
- Atrasos nas entregas das encomendas devidas a questões de logística dos operadores de transporte.
- No geral houve um aumento de preços na ordem dos 12 – 16 % em relação aos preços praticados no ano passado.
- Nesta data a campanha da batata semente está a terminar com 80 – 90 % das vendas efectuadas.
A Porbatata deseja uma excelente campanha de 2019 para a Produção!