Language switcher

Da Terra à Mesa – Edmundo & Almeida Domingos, Lda

Situada no coração do Ribatejo, numa zona agrícola de excelência a Edmundo & Almeida Domingos, Lda, é uma empresa de factores de produção, com uma forte componente de produção em especial no sector da batata.
Carlos Domingos, Gerente da Edmundo & Almeida Domingos, respondeu às questões colocadas pela Porbatata.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Edmundo & Almeida Domingos?
Edmundo & Almeida Domingos: A nossa relação com a cultura vem de há muitos anos atrás, quando foi formada a nossa empresa já existia uma outra sociedade que tinha como objectivo só produção de hortícolas e cereais onde a cultura da batata entrava para o mercado fresco. A nossa empresa está situada numa zona quase 100% agrícola e foi fundada devido as necessidades que havia na altura de logística para entrega de factores de produção, com o avançar do tempo fomos revitalizando a empresa e hoje em dia temos um corpo técnico efectivo no campo composto por 3 elementos para dar apoio as culturas e ter assim uma rápida resposta em caso de problemas nas mesmas. Há 3 anos para cá iniciamos umas parcerias e começamos a trabalhar o mercado do fresco e indústria, não é um mercado fácil mas todos os anos crescemos um bocadinho e os clientes têm conseguido rentabilizar a cultura.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pelas Edmundo & Almeida Domingos? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Edmundo & Almeida Domingos: Comercializamos todos os factores de produção, parte da produção para mercado fresco em Portugal e para algumas fábricas ao nível da península Ibérica.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Edmundo & Almeida Domingos? E para o sector da batata?
Edmundo & Almeida Domingos: A nossa empresa pretende dar continuidade ao trabalho já feito, estamos conscientes que não vai ser fácil mas os resultados levam-nos a acreditar tanto em nós como nos nossos produtores. Achamos que a cultura da batata tem um enorme potencial, estão a surgir novos mercados, pelo que temos de estar atentos.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Edmundo & Almeida Domingos: Da Porbatata esperamos que dê continuidade ao trabalho já desenvolvido que tem sido muito importante junto dos seus associados, mantendo-os informados do que se passa no sector. É muito importante termos alguém que nos represente a uma só voz.