A Guimobatatas, Unipessoal, LDA é uma empresa que se dedica ao comércio por grosso de batata, com vinte e três anos, sediada na Rua dos Mártires nº 667 da freguesia de Azurém do concelho de Guimarães.
Empresa que começou apenas com o seu fundador e atual Sócio-Gerente Vitor Manuel Rodrigues Freitas em novembro do ano de 1998. Atualmente é constituída por onze colaboradores a tempo inteiro.
Como começou a sua relação com as batatas?
Desde a minha adolescência existiu sempre contacto com o negócio da batata. Familiares meus tinham negócio de compra e venda de batata, e foi a partir dai que adquiri conhecimentos e a paixão pelas batatas.
E como começou a Guimobatatas?
Trabalhando eu como operador de vendas em diversas áreas e não estando realizado profissionalmente, senti a chama da mudança. Comecei por comprar uma carrinha, e apostei fortemente na compra e venda de batatas.
Dias de trabalho árduo, pois vendia batatas durante o dia e comprava batatas no fim do dia, por vezes pela noite dentro.
A ambição de projetar um futuro melhor à minha família estava sempre presente.
Desta forma criei a minha empresa, a GUIMOBATATAS (GUIMO, um prefixo que surgiu derivado ao nosso concelho, Guimarães).
Que tipo de produtos são comercializados pela Guimobatatas?
Batatas, frutas e legumes.
Quais são os vossos principais mercados/clientes?
Revendedores, restaurantes e supermercados.
Quais as perspetivas de futuro para a Guimobatatas?
Espero deixar a minha marca no mercado!
Crescer e melhorar a cada dia.
Modernizar com equipamentos no embalamento de batatas e cebolas.
Tudo o que poder melhorar para continuar a fazer chegar ao cliente artigos de qualidade e confiança, que se diferenciem no mercado.
Quais as perspetivas futuras para o setor da Batata?
O mercado interno da batata não me deixa muito otimista. Considero de risco elevado para a produção.
A prática de preços de abaixo do valor justo existe, causando instabilidade no ramo. Prejudicando e eliminando os fabricantes de produtos similares concorrentes no local.
Além disso as pragas podem ameaçar as culturas.
É preciso tomar consciência e agir com os intervenientes do sector.
Na sua opinião quais serão as mais valias da marca coletiva Miss Tata para o sector?
A promoção da batata nacional.
Criar uma imagem que se promove com diferenciação e qualidade.
Nos tempos de hoje, onde recaí todos os cuidados com a alimentação, a Miss Tata terá uma forte ligação a uma alimentação saudável.
O que espera de uma associação como a Porbatata?
Que preencha todas as lacunas do setor. Que reforce a produção da batata nacional.
A adesão maciça à associação Porbatata estimula uma maior responsabilidade na defesa e inovação do setor.
Vitor Freitas – Sócio Gerente30