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DA TERRA À MESA – Hortícolas Saturnino

A Hortícolas Saturnino é uma empresa familiar, fundada em Alcochete em 2007 por mim, José Augusto Saturnino e pela minha mulher Ana Saturnino. A nossa empresa dedica-se à produção própria de Batata, Cenoura e Cebola, na Península Setúbal nos concelhos de Alcochete, Montijo, Palmela e Alcácer do Sal. Em complementaridade à produção, efetuamos a preparação dos nossos produtos (normalização). A nossa empresa possui certificação Global Gap e nos nossos Campos e na Central dispomos de infraestruturas adequadas, câmaras de frio, máquinas e equipamentos modernos. A nossa equipa é qualificada, competente e responsável. Sendo produtores e embaladores permite-nos evoluir de forma sustentada e estratégica.

Como começou a sua relação com as batatas? E como começaram as Hortícolas Saturnino?

Em 1991 iniciamos atividade em nome individual na produção de Cenoura, Batata e Cebola. A nossa região destaca-se pelo clima com forte aptidão para Primores; terras arenosas e boa drenagem. Estes fatores foram um forte impulso para iniciar e desenvolver a produção e obter produtos de elevada qualidade.
No ano de 2007 fundámos a Hortícolas Saturnino. Até 2011 trabalhámos o mercado tradicional e exportação. A partir de 2011 o trabalho foi sendo canalizado para a Grande Distribuição, atualmente o principal destino da nossa produção.
 Que tipo de produtos e serviços são comercializados pela Hortícolas Saturnino?
Produzimos e embalamos Batata, Cenoura e Cebola em diferentes formatos de acordo com as especificações de cada cliente. Na Batata, a Hortícolas Saturnino nos últimos anos tem focado e desenvolvido a sua atividade na Batata lavada de qualidade.
 Quais são os vossos principais mercados/clientes?
Os nossos principais clientes estão na Grande Distribuição, em Portugal.
A exportação tem ainda um peso baixo na nossa empresa. Os produtos exportados são a Cenoura e a Batata. Espanha, França, e Polónia são os principais recetores dos nossos produtos.
 Quais as perspetivas de futuro para a Hortícolas Saturnino? Em que medida a pandemia afetou a sua atividade? 
As Hortícolas Saturnino tem como perspetiva e principais objetivos adaptar-se às novas e diferentes condições de mercado. Corresponder às expectativas dos clientes, e necessidades dos consumidores. O cenário pandémico de Covid 19, e toda conjuntura mundial trouxeram novos desafios à atividade, na gestão de pessoal, consumo irregular, no agravamento das contas de cultura devido aos aumentos dos custos dos fatores de produção, entre outros de total imprevisibilidade. Conscientes dos desafios atuais é nosso desejo manter e reforçar o empenho na produção de produtos competitivos, respeitando sempre as boas práticas culturais, obtendo um produto de qualidade, saudável e seguro.
Quais as perspetivas futuras para o setor da Batata?
Apesar de alguns especialistas entenderem que a Batata pode ser substituída por outros produtos, entendemos que a Batata é um produto fundamental na nossa dieta e que está na base da alimentação humana. O aumento da população mundial trará novos desafios ao nível da alimentação, e acreditamos que pelo menor impacto na sua produção, nomeadamente necessidade de água, e outros recursos naturais, a Batata pode e deve ser uma solução. A Batata continuará a ser para nós uma forte aposta, sendo um desafio é igualmente uma oportunidade, quer ao nível da sua produção quer da sua comercialização. Estamos otimistas e acreditamos no apoio de todos os nossos parceiros.
Na sua opinião quais serão as mais valias da marca coletiva Miss Tata para o sector?
Ser um símbolo distintivo e reconhecido pelo consumidor, de forma a potenciar o consumo e a preferência pelo produto Nacional.
O que espera de uma associação como a Porbatata?
Representar e promover o sector. Valorizar a produção Nacional. Potenciar e incentivar o consumo e a preferência da Batata Nacional junto da Distribuição e do Consumidor.

José Augusto Saturnino