Language switcher

Da Terra à Mesa – Louricoop-Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã. CRL.

Porbatata: Faça uma pequena descrição da empresa e diga-nos quem é dentro da empresa?
Louricoop: A Louricoop ao nível da produção tem um agrupamento de produtores com cerca de 40 associados e com cerca de 6 000 toneladas de batata por ano de produção própria, para além disso também se posiciona no sector da batata de semente, é o principal importador e distribuidor da batata de semente da região Oeste. Eu como entrevistado sou Diretor Geral da Louricoop, supervisiono o trabalho da batata, apesar de haver um responsável pelo consumo.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Louricoop?
Louricoop: A minha relação com as batatas surgiu desde que sou “grande”, surgiu primeiro como produtor e depois como técnico de campo e mais tarde como Diretor geral da Louricoop. A Louricoop surgiu à 42 anos, foi constituída em 1977 e sempre esteve envolvida muito fortemente no sector da batata, primeiro como batata de semente e mais tarde também na batata de consumo, na batata de consumo desde 1999 tem o seu Agrupamento de Produtores de batata.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Louricoop? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Louricoop: Temos de separar em batata semente e consumo, a semente são de várias origens, de várias empresas e países e os nossos principais clientes são os nossos associados produtores da região da Lourinhã e Peniche, mas também ao nível da distribuição um conjunto de lojas de toda a região oeste, na batata de consumo comercializamos, batata de consumo em que realçamos duas ou três variedades, a Agria, a Picasso e um conjunto de vermelhas, temos condições de armazenagem por isso muitas vezes armazenamos batata para fornecimento a vários clientes durante vários meses, entre os meses de verão, outono e Inverno também, os principais clientes da batata de consumo são pequenas industrias transformadoras, são grossistas principalmente do norte do pais e algumas empresas da grande distribuição.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Louricoop? E para o sector da batata?
Louricoop: As perspetivas de futuro é continuar o apoio aos produtores de batata desta região, tentar ser inovador neste produto, tentando realçar as mais valias da batata, principalmente da batata produzida nesta região. A cultura para a região não é que vá crescer muito, achamos nós,  pelo menos nesta gama de batata que nós trabalhamos, que é a batata tradicional, nós não trabalhamos com batata lavada é unicamente batata escovada e no entanto achamos que mesmo assim este sector poderá vir a crescer alguma coisa, acho que é um sector que apesar de tudo batatas com forte sabor poderão ter algum realce em relação às batatas de pele lavada.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Louricoop: Oh! Tirando a Presidência*(risos) está tudo bem, é que defenda o sector, consiga defender o sector, e promover o produto batata, um produto que realmente é tão básico e tão importante para o pais e para a alimentação dos portugueses, por isso espero realmente que associação consiga promover o produto batata, levar a batata portuguesa o mais longe possível, de forma a que quer em Portugal quer nos outros países conheçam bem as características e as vantagens da batata portuguesa.

António Gomes (Diretor Geral da Louricoop)

*A Presidencia da Direção da Porbatata é atualmente da Louricoop.