A participação da Porbatata na Agroglobal, teve início no primeiro dia de maio, com a plantação do campo de variedades de batata.
As casas de sementes representadas foram: Agrico/Eurobatata; Agroplant/Ecoveg; Europlant/Seed; Germicopa; HZPC Portugal; Stet Holland/AdviceAgribusiness.
As parcerias da Grimme/Gêbêcê, nas máquinas, ADP nos fertilizantes, Sapec Agro nos produtos fitossanitários e da equipa da Agroglobal para realizar os tratamentos e regas, foram fundamentais.
Estiveram a ensaio nove variedades de batata e uma variedade livre, sendo 6 destinadas à indústria: Alcander (HZPC); Bricata (Stet); Corsica (Agrico); Rumba (Europlant); Tilbury (Germicopa); Ventana (Europlant) e 3 ao consumo em fresco: Actrice (Agroplant); Cereza (Agroplant) e Stemster (Germicopa). A variedade livre foi a Hermes destinada à indústria.
De uma forma geral a cultura decorreu normalmente. Verificaram-se algumas falhas na emergência, que se atribuíram a falhas do plantador, mas com o evoluir da cultura deixaram de ser notórias.
Cerca de um mês e meio após a plantação, esta tinha alcançado 100 % de cobertura do solo, com bom desenvolvimento vegetativo e sem sintomatologia de pragas ou doenças. Foram colhidas 2 plantas das variedades Actrice, Alcander, Bricata, Corsica, Rumba, Tilbury e Hermes para avaliar a precocidade da tuberização. O maior numero de tubérculos com diâmetro superior a 5 mm, foi verificado na variedade Rumba com 24 tubérculos por planta, as restantes encontravam-se entre os 8 e os 13 tubérculos. O maior peso de tubérculos foi verificado na variedade Actrice com 340 g/planta, logo seguida da Bricata com 160 g/planta, todas as restantes ficaram abaixo das 100 gr/planta.
Já próximo do final do ciclo cultural, em meados de Agosto, foram colhidas cinco plantas das variedades Actrice, Alcander, Bricata, Corsica, Rumba, Tilbury e Hermes. A produtividade real estimada foi apresentada no gráfico seguinte:
As variedades Actrice (consumo em fresco) e Corsica (Indústria) foram as mais produtivas.
Nos testes de fritura a variedade Tilbury e Rumba foram as que obtiveram os maiores índices de matéria seca respectivamente 27,61 e 23,39 %, no entanto há a ter em atenção que estas amostras foram colhidas 3 semanas antes da colheita final.
Nota: Dados facultados pelo Professor Artur Amaral (ESAS)