A Syngenta lançou, a 14 de Dezembro, o Carial Flex, um novo fungicida para controlo do míldio da batateira. A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, marcou presença no evento e fez uma apresentação sobre as tendências e os desafios do mercado nacional da batata.
“Não somos os maiores, mas somos bons produtores de batata, devemos procurar os parceiros certos e os países indicados para valorizar a batata portuguesa na exportação. A Porbatata vai dar início a um programa de internacionalização da batata portuguesa, ancorado numa marca nacional de batata”, revelou António Gomes, presidente da direção da Porbatata. Por seu lado, Sandra Pereira, secretária-geral da organização, explicou que o objetivo da associação “é ser a voz oficial do setor junto das autoridades nacionais e estrangeiras, contribuir para o aumento da competitividade da cultura da batata e promover o consumo de batata portuguesa”.
No primeiro ano de atividade, destaca-se a intervenção da Porbatata junto do Ministério da Agricultura, que resultou na criação de uma linha de crédito no valor de três milhões de euros para apoiar necessidades de tesouraria dos operadores do setor da batata, e a realização de reuniões de trabalho com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária sobre problemas fitossanitários que afetam a cultura da batata, com a APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e com a Europatat, a associação europeia para o comércio de batata que representa o setor na Comissão Europeia.
A nova solução da Syngenta para o controlo do míldio da batateira combina duas substâncias ativas que atuam em todos os estados de desenvolvimento do fungo, proporcionando um maior controlo do míldio, a principal doença que afeta a cultura da batateira.
Fonte: https://www.facebook.com/SyngentaPTG/posts/307046706476861