Mapa de batata Rabobank mostra crescimento no noroeste da Europa.
Durante a última década, os desenvolvimentos no setor global de batata foram dominados pelo crescimento do consumo de batatas processadas congeladas. Isso beneficiou os produtores de batata processada congelada na Holanda e na Bélgica, que dobraram as exportações entre 2007 e 2017. Os produtores de batata nos dois países também colheram os frutos desse desenvolvimento através de uma maior procura de batatas frescas e sementes.
Se a próxima década será tão bem-sucedida quanto a última depende de como o setor de batatas no noroeste da Europa supera os desafios em relação à qualidade do solo, o rigor dos padrões ambientais, a formação volátil de preços e o aumento das tensões comerciais globais que dificultam o fluxo de batatas no mundo.
Apenas uma pequena parcela de batatas é comercializada internacionalmente. O comércio de batatas processadas frescas, de sementes e congeladas representou cerca de 7% da produção total de batata em 2017. No entanto, o crescimento permanece no horizonte.
O comércio de batata processada congelada cresceu de cerca de 4 milhões de toneladas para mais de 7 milhões de toneladas nos últimos dez anos, impulsionado por um aumento no consumo na Ásia, Oriente Médio e América Latina.
As exportações holandesas dominam o comércio de batatas de semente, com uma participação de mercado superior a 50% do comércio global.
O comércio internacional de batatas frescas é limitado, mas aumentou bastante, com o comércio sendo observado por vários países do norte da África e da Ásia, como Egito e China.