Language switcher

NEMATODES DOS QUISTOS DA BATATEIRA*

Na cultura da batateira, um dos grupos de patógenos mais relevantes são os nemátodos, cuja presença irá ter consequências ao nível da produção, qualidade e rentabilidade.
As espécies Globodera rostochiensis e Globodera pallida, ou Nemátodos dos Quistos da Batateira, são das mais disseminadas a nível mundial e com uma expressão significativa em Portugal. A dispersão deste patógeno é assegurada através de solo contaminado aderente aos tubérculos-semente e raízes das plantas, operações agrícolas, rotações curtas entre as mesmas famílias de culturas e a condições edafo-climáticas específicas, factos que dificultam a sua erradicação.
Como organismos de quarentena, deve ser definido um protocolo de combate integrando procedimentos profilácticos, análises nematológicas de solo/planta, utilização de variedades tolerantes e/ou com ciclos curtos (quebra do ciclo dos nemátodos), tratamentos de solo fumigantes e organofosforados, entre outros, sendo estes últimos procedimentos cuja utilização tem sido condicionada e mesmo proibida, por questões de controlo e salvaguarda ambiental, ecológica e de segurança alimentar.
As práticas de gestão de solo, físicas, químicas e biológicas, vão incrementar as ferramentas disponíveis para o controlo desta problemática, promovendo uma biodisponibilização dos nutrientes existentes no solo, assim como assegurando um impacto positivo ao nível fitossanitário, pela presença das populações microbianas saprófiticas e benéficas.
Este facto vai ter um impacto positivo associado às reacções naturais que envolvem essas populações (segregação de hormonas e toxinas, colonização de espaço, indução de resistência sistémica (ISR), resistência sistémica adquirida (SAR) e resposta hipersensitiva (HR) na planta, entre outros), contribuindo para uma sanidade do solo e planta e, mais importante aos olhos do produtor, um incremento na rentabilidade da sua cultura.
A ALLTECH visa desenvolver uma relação de parceria com o produtor, fornecendo as ferramentas e o conhecimento prático e científico que suportam estes protocolos de controlo destas populações de nemátodos.
Com uma linha de solo abrangente, definindo um programa de controlo específico, apostamos no SOIL-SET AID, que promove um ambiente microbiológico adequado, reduzindo a presença de patógenos e auxiliando o desenvolvimento saudável das raízes e planta. Com a gama de PGPR’s e nutrição específica, CONTRIBUTE PRONESIS e SOLPLEX NEMA, melhoramos o microbioma do solo e reduzimos o “stress” ambiental e patogénico associados à presença de nemátodos.
Apostamos numa linha de defesa completa, que lhe permitirá, ao produtor, obter uma rentabilidade e qualidade óptimas.

 * Artigo técnico-publicitário da responsabilidade de Mauro Lopes – European Business Development Manager da Alltech.