A Porbatata está a crescer e é com orgulho que apresenta o seu mais recente associado.
A Batopes — Batatas Lopes, a operar em Fonte de Angeão — Vagos, é agora mais uma voz que junta na Porbatata, para defesa do sector e da fileira da batata de Portugal.
Estivemos à conversa com João Lopes e João Oliveira, para conhecermos um pouco mais sobre a empresa e a visão dos empresários e sócios-gerentes que moldam o caminho da Batopes.
Como começou a vossa relação com as batatas?
O fundador, João Batista de O. Lopes, iniciou a sua atividade de comercialização de batatas no mercado nacional em 1982. Juntamente com a sua esposa, Maria de Lurdes de J. Oliveira, passando este a ser um projeto do casal, o negócio ganhou um novo impulso. Inicialmente os produtos comercializados eram batatas, hortaliças, cebolas e alhos de produção local. Com a evolução do mercado, levou o casal a optar por comercializar essencialmente batatas, cebolas e alhos. Insistindo na qualidade e frescura destes produtos.
E como começou a BATOPES — Batatas Lopes?
Em 2009, com o crescimento da família Lopes, foi constituída a empresa “Batopes, Lda”, que inclui não só o casal mas também os seus filhos. Desde 2014, a esposa Mª Lurdes de J. Oliveira, é quem toma as rédeas do negócio. O nosso segredo sempre foi trabalhar com seriedade e qualidade.
Que tipo de produtos e serviços são comercializados pela BATOPES — Batatas Lopes?
A nossa empresa dedica-se ao embalamento e distribuição de batatas e cebolas. Comercializamos ainda alhos, mas já embalados.
A firma Batopes, durante o ano de 2021, tendo veículos próprios investiu na expansão do negócio, fazendo assim também transportes rodoviários de mercadorias, tendo a possibilidade de fazer transportes a nível nacional bem como internacional.
Quais são os vossos principais mercados/clientes?
Os nossos principais clientes, são os retalhistas que abastecem o consumidor final, a restauração, os minimercados…
Quais as perspetivas de futuro para a BATOPES — Batatas Lopes?
Ultimamente, investimos em maquinaria de forma a que consigamos tornar mais eficaz na entrega e na apresentação do artigo. O nosso objetivo é sempre acompanhar a evolução do mercado, procurando evoluir e ir de encontro às necessidades dos nossos clientes.
Quais as perspetivas futuras para o sector da Batata?
Ano após ano, a produção da Batata em Portugal para venda no mercado internacional tem sido uma crescente. Sendo o nosso principal artigo de comercialização a batata, teremos todo o gosto de ver esta produção nacional a crescer e fazer parte desse crescimento.
Na sua opinião quais serão as mais-valias da marca coletiva Miss Tata para o sector?
Devemos sempre defender o nosso produto, o que em Portugal se produz. Desta forma, a marca Miss Tata, exerce esta função de uma forma irrepreensível, tanto no mercado nacional como no internacional.
O que espera de uma associação como a Porbatata?
Essencialmente tomámos a decisão de nos juntar à vossa associação por conhecermos o mérito que têm no sector. Uma associação presente, muito ativa e defensora dos seus associados e do produto em questão.