Language switcher

PORBATATA ASSINA PROTOCOLO NACIONAL DO SECTOR AGROFLORESTAL SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Foi no dia 27 de Julho de 2021, no auditório da reitoria da Universidade Nova em Lisboa, que as 49 entidades que integram o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA) e das quais a Porbatata faz parte, formalizaram a assinatura do Protocolo do sector agroflorestal nacional sobre as alterações climáticas, no âmbito da conferência “Alterações Climáticas: Que desafios para o sector Agroflorestal nos próximos anos”.

A Conferência contou com a presença de alguns dos principais investigadores e especialistas nacionais em alterações climáticas, além da presença da Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes e do Ministro do Ambiente e da Acção Climática João Pedro Matos Fernandes.

As Alterações Climáticas constituem uma realidade e uma prioridade, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade, como tem ficado bem patente nos últimos dias em vários locais do mundo.

Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactes das Alterações Climáticas.

Face aos evidentes e crescentes desafios que se colocam ao nosso país, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desafiou o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para apresentar um projecto nacional transversal a diversas culturas e regiões, que mobilize e una todo o sector agro-florestal em torno das Alterações Climáticas, denominado “Ação Climática – Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”.

Fonte:https://www.agroportal.pt/sector-agroflorestal-nacional-mobiliza-se-em-torno-da-tematica-das-alteracoes-climaticas/)