Para um produtor de Batata, que tenha colhido em Junho, o seu rendimento terá caído 40% face ao ano anterior. Se tiver colhido em Maio a perda de receita rondará os 25%. Este ano de 2020 tem-se revelado bastante complexo para o sector.
Tal perda de rendimento deve-se ao facto de que os preços da batata no produtor, em Maio e Junho, terem caído 25% e 40%, face aos preços praticados em 2019. Para complicar, a produção também deverá ter caído um pouco “estimando-se um decréscimo de 5% na produção face à campanha anterior”, mas ligeiramente superior à média dos últimos cinco anos. Os dados são do último boletim de estatística do INE, divulgado no passado dia 21.
Evidentemente que estas quebras de rendimento só podem causar apreensão junto dos produtores. Assim, atendendo a estas flutuações de rendimento, a Safe Crop e a Lusitania, com forte empenho da Porbatata, lançaram um novo produto que garante uma cobertura de rendimento para os produtores de Batata. Com este novo seguro, sempre que o rendimento cair abaixo de um rendimento garantido, definido pelo produtor, a companhia de seguros suportará a diferença.
Como funciona?
Para subscrever o produto é necessário apenas comprovar: o preço por Kg de batata na sua última produção, a produtividade olímpica dos últimos 5 anos, o número de hectares plantados e os meses de plantação e colheita. Deverá ainda indicar quanto pretende garantir como rendimento mínimo. E já está! Não é necessária mais nenhuma informação.
Como é que será paga a indemnização?
No final de cada campanha, a seguradora irá apurar o rendimento do produtor. Vai verificar se o preço caiu face ao ano anterior, ou se a produtividade caiu face ao ano anterior. Se o efeito combinado do preço e da produtividade for abaixo do rendimento definido, será paga uma indemnização.
Mas como será feita essa verificação? O INE publica mensalmente indicadores de preços e de produtividade da Batata. Se o INE disser que um destes indicadores desceu face à campanha anterior é provável que o rendimento esteja abaixo do mínimo definido por si. E nesse caso terá direito a uma indemnização.
As contas são fáceis de fazer. São regras de “3 simples”.
Não haverá, de uma maneira geral, qualquer peritagem ou verificação in loco. Nem precisa de informar os valores da sua produção. Funciona com um parâmetro independente do produtor e da seguradora. Caso haja uma perda de rendimento, será pago o valor em falta, sem precisar de comunicar.
Saiba mais em: https://safe-crop.com/seguro-rendimento-batata
A Safe Crop está a marcar uma primeira ronda de reuniões, com os diferentes associados da Porbatata, durante o mês de Outubro. Poderá marcar a reunião de apresentação para a sua organização, diretamente junto da Porbatata ou através do site:
https://safe-crop.com/contacte-nos, bastando para isso escolher o dia, hora e local.
Filipe Charteres, Safe Crop