ATIVIDADES

Nova campanha da Porbatata quer fazer da Miss Tata a favorita dos portugueses

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lança hoje uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa.

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lança hoje uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa.

Com a Miss Tata, marca criada pela associação em 2020, a Porbatata pretende impulsionar o consumo deste alimento no período de maior produção, que decorre de maio a setembro.

“Miss Tata, a favorita” é o mote desta ação de promoção que conta com a participação da chef Marlene Vieira, do tiktoker Gastão Reis (do it gastro), da avó Fernanda do projeto A Avô veio Trabalhar, da nutricionista Rita Teixeira e do produtor Carlos Marques.

O objetivo é mostrar que a batata portuguesa é a mais fresca e saborosa, a mais próxima (e, por isso, com menos pegada ecológica) e a aliada indispensável numa alimentação saudável. É a favorita dos portugueses.

Alem das redes sociais, a Miss Tata também será promovida na grande distribuição, numa parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição. A Miss Tata estará em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda dos hiper e supermercados aderentes desta iniciativa.

“Queremos que a Miss Tata seja a favorita dos portugueses porque é fresca, nova, acabada de colher. Numa altura em que o setor alimentar se debate com tantas dificuldades, apoiar a produção nacional e consumir batata portuguesa é fundamental. É um produto saudável, nutritivo e produzido em todo o território nacional”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

“Portugal só produz cerca de 40 a 50% da batata consumida pelos portugueses. Sabemos que produzimos bem e com qualidade. Sabemos também que temos capacidade para aumentar a produção. É muito importante investir em promoção e ultrapassar as dificuldades atuais para que a fileira se torne mais forte”, acrescenta.

“A promoção e apoio à produção nacional é um compromisso contínuo da Distribuição, que tem procurado valorizar e aprofundar a  relação com os produtores nacionais. O apoio dado pela APED a esta campanha da Porbatata constitui um novo passo na relação de colaboração que as duas entidades têm vindo a aprofundar ao longo dos últimos anos para a valorização de um produto de destaque na gastronomia portuguesa”, acrescenta Mónica Ventosa, diretora geral adjunta da APED.

A campanha de promoção da batata portuguesa será também divulgada pela Porbatata em órgãos de comunicação social especializados europeus. O objetivo é dar a conhecer a marca coletiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

Em 2021, as exportações de batata somaram mais de18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais, em valor.

Em Portugal, a produção de batata é de cerca de 450 mil toneladas. O consumo per capita ultrapassa os 90 quilos por ano.

A promoção da batata portuguesa é uma das iniciativas do projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

 

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