FICHA DE PROJETO A MARCA COLETIVA DA BATATA PORTUGUESA QUEM É MISS TATA Produzida entre Maio e Agosto, a Miss Tata é a primeira batata a aparecer no mercado europeu e, por isso, é mais fresca, natural e sem conservantes. Uma iguaria preciosa e deliciosa!

É produzida em todo o país, sobretudo, nas zonas de Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. Com sol o ano inteiro, solos nutritivos e um clima atlântico, a batata nova chega até si pouco depois de ser colhida. Isto significa que não tem longos períodos de armazenamento. Com menor pegada ecológica, é aliada do ambiente.
NOVA E FRESCA PRÓXIMA E AMIGA DO AMBIENTE
QUEM É MISS TATA Excelente fonte de energia e de nutrientes, a Miss Tata é aliada de um estilo de vida saudável e de uma alimentação equilibrada. Tem lugar cativo na Dieta Mediterrânica, classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas, que dá prioridade ao consumo de produtos frescos, sazonais e pouco processados.

Rica em amido, fonte de fibra potássio e vitamina C, pode ser confecionada de múltiplas formas e sem qualquer desperdício. É aproveitada da cabeça aos pés e usada como acompanhamento, prato principal ou sobremesa. Delicie-se com as nossas receitas.
SAUDÁVEL E NUTRITIVA CHEIA DE SABOR E ALIADA DE UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
QUEM É MISS TATA A Miss Tata é a marca colectiva de promoção da batata portuguesa e foi criada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal, numa iniciativa inédita que junta toda a fileira, dos produtores e embaladores, à indústria. Versátil, saborosa e diferenciadora, a Miss Tata é a embaixadora da batata portuguesa no mercado nacional e internacional.

Portugal tem uma longa tradição no cultivo de batata, um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Graças ao clima e às características do solo, a batata portuguesa distingue-se pela qualidade. Sabor e textura que merecem estar no centro da sua mesa!
EMBAIXADORA A MARCA COLECTIVA QUE PROMOVE A BATATA PORTUGUESA

MISSÃO

VALORIZAR A PRODUÇÃO NACIONAL E ESTIMULAR O CONSUMO

A missão da Miss Tata é colocar a batata portuguesa no seu lugar – à mesa -, destacando as suas potencialidades e benefícios. Uma marca criada pelos produtores, armazenistas, embaladores e indústria para valorizar a produção nacional, estimular o consumo e aumentar as exportações.

A Miss Tata é portuguesa, com certeza! Saborosa e próxima, produzida seguindo as melhores práticas em todo o território nacional.

A promoção internacional da Miss Tata é apoiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Está focada em sete mercados estratégicos: França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Polónia e Angola. Saiba mais sobre este projeto aqui.

ATIVIDADES

NÃO PERCA AS NOVIDADES DA MISS TATA

Porbatata lança a marca de promoção da batata portuguesa

Transmissão em direto do Facebook da Porbatata

Internacionalização será apoiada pelo Portugal2020

Projeto de Promoção da Batata de Portugal nos Mercados Externos vai ser apresentado na Lourinhã

RECEITAS

1001 MANEIRAS DE COZINHAR A MISS TATA

Uma iguaria nacional, onde a batata portuguesa é a inspiração para uma conserva tipicamente algarvia.

Um prato clássico italiano onde a batata portuguesa é a rainha

Um prato clássico francês onde a batata portuguesa é a rainha

Um prato clássico inglês onde a batata portuguesa é a rainha

Um prato clássico italiano onde a batata é a rainha

Um petisco saboroso para partilhar com amigos

Uma sobremesa com batata e maçã caramelizada que o vai surpreender

Atreva-se a experimentar esta receita deliciosa feita com cascas de batata