
A 1 de Julho de 2025, a Porbatata participou no encontro virtual “Phytophthora Under the Lens: A Critical Challenge for Europe’s Potato Sector”, promovido pela Europatat. Técnicos, responsáveis políticos, associações de produtores e parceiros do EuroBlight reuniram‑se para discutir as últimas descobertas sobre o fungo Phytophthora infestans, agente do míldio da batateira.
Diversidade e propagação do patógeno
Foi apresentado um levantamento paneuropeu que revela como clones idênticos do patógeno dominam vastas áreas de cultivo, sublinhando a necessidade de pôr em prática medidas de controlo coordenadas entre os países.
Evolução e resistência das linhagens
Salientou‑se o êxito no controlo da linhagem EU43 após a atualização de protocolos de aplicação de fungicidas em 2024. Porém, alertou‑se para o aparecimento de novas estirpes com maior capacidade de resistência e agressividade.
Inóculo primário e exigência de vigilância
Especialistas recordaram que o inóculo inicial se forma localmente, pelo que o controlo das fontes de contaminação logo no início da campanha é determinante para impedir a disseminação.
Colaboração e inovação
Foi consensual a urgência de alargar a cooperação entre investigadores, indústria, decisores e produtores, de modo a garantir que as normas regulamentares acompanham a rápida evolução do patógeno, mantendo elevados padrões de segurança e sustentabilidade.
O webinar foi moderado por Romans Vorss (Europatat) e co‑organizado com Albert Schirring (Bayer).
Para mais detalhes, consulte as apresentações do webinar que podem ser encontradas AQUI.



