Language switcher

A CULTURA DA BATATA Carnadine na proteção contra o escaravelho da batateira*

O escaravelho da batateira (Leptinotarsa decemlineata) é uma praga que se alimenta exclusivamente de Solanáceas, sendo na cultura da batata onde esta mais se expressa. Amplamente difundida por todo o território nacional, esta praga é originária da América do Norte, tendo sido identificada em Portugal no ano de 1943.
O seu ciclo de vida acompanha o da batateira podendo-se registar até quatro gerações, dependendo da temperatura, sendo na primavera e verão os picos de maior pressão.

Figura 1: Ciclo de vida escaravelho da batateira

Tanto na fase larvar com em adulto o escaravelho da batateira alimenta-se das folhas da planta, que em caso de ataques mais severos poderá levar à perda da totalidade da produção, uma vez que quanto menor a área foliar menor a capacidade fotossintética e consequentemente menor capacidade para formação dos tubérculos.
Para controlar esta praga e evitar este desfecho, torna-se fundamental o tratamento da cultura desde a sua instalação. O método mais comum e eficaz para o controlo é o tratamento com recurso a inseticidas.
A Nufarm apresenta como uma solução o inseticida sistémico Carnadine. Este produto tem como substância ativa a Acetamiperide, a única substância da família dos neonicotinóides disponível no mercado.
Após a aplicação foliar o Carnadine é absorvido de forma rápida e a sua capacidade sistémica e translaminar assegura uma proteção eficaz em todas as partes da planta. Atua por ingestão e contacto ao nível do sistema nervoso como modelador competitivo do recetor nicotínico da acetilcolina (nAChR).
Além da sua eficácia comprovada a sua estrutura química única evita concentrar-se nas partes apicais da planta, resultando num baixo impacto sobre organismos auxiliares.

Figura 2: Resultados de 13 ensaios entre 2012 e 2014; 1 aplicação ao 1º ataque

* Artigo técnico-publicitário da responsabilidade da Nufarm