Language switcher

DA TERRA À MESA – Bacefrut

Sediada no Porto Alto a Bacefrut empresa dedicada principalmente ao comercio nacional da batata, na pessoa de  Tania Fonseca, franca e carismática falou-nos da sua empresa, fundada pelo seu pai e tio há 40 anos.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Bacefrut?
Bacefrut: A nossa relação com as batatas remonta aos anos 80. O conhecimento do mercado da zona norte dos pais, era importante para adquirimos os produtos que posteriormente comercializávamos na zona de Lisboa. Iniciamos a venda de batata porta a porta. Mas, os sócios ambicionavam mais e melhor, assim, passamos a dispor de um espaço de venda no Mercado Abastecedor do Rego. Sempre acreditamos que a batata era um produto dos primórdios da alimentação mediterrânica e com potencial. O nome Bacefrut surge em 1994 para criar um identidade e reconhecimento no mercado. Assim, a Bacefrut tem 40 anos de experiência no sector, mas, continuamos a procurar conhecimento.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Bacefrut? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Bacefrut: O Core Business da Bacefrut é a batata que representa a maior fatia do negócio da empresa. Os restantes produtos, cebola, alho, cenoura, castanha, melão, melancia, meloa criam diversidade ao negócio da empresa. O foco da Bacefrut é o mercado nacional e havendo possibilidade de mercados externos estamos atentos e a explorar. Actualmente representamos as marcas das grandes insígnias de Portugal.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Bacefrut? E para o sector da batata?
Bacefrut: Para a Bacefrut o futuro é optimista e desafiante. Cremos num futuro com parcerias consolidadas e um crescimento acentuado nos padrões de qualidade.
As perspectivas para o sector da batata, no nosso entender, são um desafio constante. Deve existir uma forte conexão entre todos os intervenientes da fileira para um crescimento, pois, existem inúmeros factores que nos últimos anos têm sido desfavoráveis. A mudança do paradigma e mentalidades também é fundamental, ou seja, desmistificar os mitos associados à batata, “a batata engorda”. Mas sim, que é, fundamental na dieta mediterrânica a aliada a fonte de potássio inigualável noutros alimentos. Muitos são os desafios para o futuro, o que leva a um maior peso da associação na defesa da fileira.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Bacefrut: A Porbatata surge num momento fulcral para o sector da batata. Não havia interlocutor entre as partes. Muito trabalho têm sido desenvolvido e objectivos atingidos, que é de enaltecer. Espero da Porbatata a continuação do trabalho e defesa dos interesses do sector. Creio que a Porbatata, só pode fazer, mais e melhor, com a união de todos os intervenientes da fileira.

Tania Fonseca