Da Terra à Mesa –   Eurobatata

A Eurobatata é uma empresa familiar com cerca de 30 anos de experiência  no sector Agro-alimentar, cuja principal actividade passa pela produção e comercialização por grosso de produtos agrícolas, nomeadamente, batata de consumo, batata de semente e cebola.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Eurobatata?
Eurobatata: Apesar de poucos anos de experiência no sector a verdade é que desde muito jovem que comecei a acompanhar o meu pai (Fundador e Diretor Geral da Eurobatata) neste mundo incrível das batatas e rapidamente me apercebi que seria aqui o meu futuro. Após concluir todos os estudos e ter tido algumas experiências profissionais noutras empresas foi com naturalidade que abracei este desafio há cerca de 3 anos.
A Eurobatata surge em 1991 após um período de alguns anos, em que o actual Director Geral e Fundador, Sr. Vítor Madeira, trabalhando como empresário em nome individual, foi criando infra-estruturas e fortes relações comerciais com os agricultores e armazenistas, desenvolvendo a sua força de vendas sobretudo, nos mercados abastecedores dos maiores centros urbanos portugueses. Devido à necessidade de profissionalização e industrialização deste mercado, solicitada também pelas parcerias com a grande distribuição que atravessava uma fase de grande crescimento e aposta em inovação, forma-se então a Eurobatata.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Eurobatata? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Eurobatata: Estamos sediados em Rio Maior onde desenvolvemos toda a actividade relativa à batata de semente. Neste mercado, a Eurobatata tem o privilégio de representar empresas de referência a nível mundial na obtenção e lançamento de variedades de batata de semente como é o caso da AGRICO, IPM (Irish Potato Marketing) e TPC (The Potato Company).
Por sua vez, é na Unidade de Embalamento de Palmela que realizamos todo o processo ligado à batata de consumo, desde a fase de compra do produto, passando pela lavagem, acondicionamento e embalamento até à venda e entrega nos nossos clientes que operam no retalho moderno e no mercado tradicional um pouco por todo o país.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Eurobatata? E para o sector da batata?
Eurobatata: Temos como mindset o foco no desenvolvimento e melhoramento contínuo dos nossos processos, de modo a podermos atingir o nosso principal objetivo: a prestação de um serviço de excelência aos nossos clientes, tendo sempre como base a qualidade dos produtos fornecidos.
Em termos de sector pensamos que este continuará a apresentar crescimentos, naturalmente mais nuns segmentos do que em outros. Isto levará aos aparecimentos de vários desafios e oportunidades para as empresas. O crescente aumento na procura de batata de indústria, a diminuição da produção para auto-consumo, as alterações climáticas, a proibição de utilização de vários agroquímicos ou o aparecimento de doenças ou pragas são entre muitos outros alguns dos factores que todas as empresas do sector deverão ter em conta.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Eurobatata: Acreditamos que a Porbatata tem desempenhado um papel importante na defesa do sector e que o continuará a fazer por muitos anos. Como empresa integrante da associação estaremos disponíveis para ajudar sempre que nos for possível.

Obrigado!
Francisco Madeira, Gestor Comercial da Eurobatata