Language switcher

DA TERRA À MESA   Germicopa

Representante da batata semente Germicopa, em Portugal e Países Lusófonos, Rubens de Oliveira é um dos técnicos mais conceituados no setor. O seu vasto conhecimento e experiência técnica torna-o uma das autoridades mais credíveis e respeitáveis do sector da batata Portuguesa.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a Germicopa?
Germicopa: Desde o início da minha atividade profissional, em 1984 na Ucanorte, a batata de consumo fazia parte da gama de produtos que a empresa comercializava das suas cooperativas associadas.
Em 1988 surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto novo com a Germicopa no desenvolvimento das suas variedades em Portugal. À época as variedades não eram conhecidas e a origem francesa , por esse facto não era bem aceite.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Germicopa? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Germicopa: A Germicopa trabalha exclusivamente na obtenção e desenvolvimento de novas variedades de batata. A empresa está presente em todos os segmentos de mercado. No ínicio a Germicopa desenvolveu no mercado francês variedades de referência de polpa firme como a Charlotte e mais recentemente Amandine e Chérie ( esta última também em Portugal).
Em Portugal o principal desenvolvimento foi num segmento tradicional que à época estava a ficar abandonado com o crescente interesse pela batata lavada e/ou exportação.
O setor mais tradicional sofreu uma quebra considerável mas a escolha varietal sendo muito lenta é também mais estável. As nossas variedades de referência neste segmento, são a Stemster e mais recentemente Yona, Daifla, Loane e Delila.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Germicopa? E para o sector da batata?
Germicopa: Com a aquisição da Germicopa (www.germicopa.com) pelo grupo Florimond Desprez, a empresa está num processo de modernização com recursos e tecnologia de ponta que permitem uma substancial melhoria e rapidez na seleção de novas variedades. Esta seleção centra-se na melhoria da resistência das plantas a pragas e doenças e melhoria também na qualidade de processamento agro-industrial.
Em termos estratégicos houve um reforço e colaboração com Espanha e uma gestão centralizada na filial F.D. Iberica.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Germicopa: A Porbatata veio preencher uma lacuna na representatividade do setor com especial destaque na produção e promoção da batata nacional. A adesão maciça da fileira confere à Porbatata uma legitimidade mas também uma responsabilidade decisiva na defesa do setor. Também a criação de um gabinete técnico composto pelos melhores especialistas dos associados permite uma melhor visão dos problemas da fileira da batata.