Language switcher

DA TERRA À MESA – PRIMOHORTA

A Primohorta é uma Organização de Produtores formada por 11 produtores de hortofrutícolas sediada na região do Montijo.
Temos uma área de cerca de 1500 ha de produção de Cenoura, Cebola e Batata que se destina ao mercado nacional e ao mercado externo, através de cadeias de distribuição alimentar de referência, nacionais e internacionais. Para satisfazer estes mercados, a Primohorta tem várias certificações de qualidade que garante aos consumidores que o que comem, é saudável.
Paulo Leite gerente da empresa responde à entrevista.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas?
Primohorta: Tudo começou com as batatas estivais que eram comercializadas apenas no canal HORECA. A necessidade de massificar a venda levou a desafiar, por parte da Primohorta, uma grande cadeia de distribuição a comercializar este artigo. Desafio aceite começou esta relação entre Primohorta / Cadeias de distribuição e as batatas estivais e, consequentemente Batatas novas Nacionais. Defendendo assim as nossas batatas Nacionais…

Porbatata: E como começou a Primohorta?
Primohorta: A PRIMOHORTA nasceu por iniciativa de 22 produtores de hortícolas, em novembro de 1999. As razões que estiveram na origem da sua constituição, foi a insuficiente resposta de mercado no que respeita ao escoamento dos produtos, e as necessidades cada vez maiores de profissionalização e apoio técnico independente aos produtores.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Primohorta?
Primohorta: A Primohorta comercializa Cenouras e Cebolas durante todo o ano e Batatas Nacionais.

Porbatata: Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Primohorta: A Primohorta fornece no mercado nacional as grandes cadeias de distribuição como a Sonae, Pingo Doce, Intermaché, Auchan; os grossistas como o Recheio e a Makro; tem também alguns clientes do mercado tradicional; fornece algumas empresas de 4ª gama e restauração. A Primohorta também exporta para 2 grandes fornecedores de uma cadeia de distribuição alemã durante o período de Abril a Junho.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Primohorta?
Primohorta: Consolidar o trabalho feito nestes últimos 20 anos e tentar aumentar a rentabilidade e a dignidade do agricultor.

Porbatata: E quais as perspectivas para o sector da batata?
Primohorta: As perspetivas não são as melhoras pois continua o interesse das grandes empresas de armazenamento e conservação de batata na Europa.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Primohorta: A defesa do mundo de produção dos horticultores, nomeadamente de produtores de batata Nacionais.