Language switcher

DA TERRA À MESA    – SiA – Aperitivos

A SIA – Aperitivos é hoje uma empresa de referência na indústria agro-alimentar, localizada na zona centro, mais concretamente em Tentúgal, é especialista na produção de batatas fritas e aperitivos. Além de marcas próprias de aperitivos, fornece alguns dos hipermercados dentro e fora de Portugal. Falamos com João Pedro Sanches, atual Presidente Executivo da empresa.

Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas? E como surgiu a SIA?
SIA: A SIA, Sociedade Industrial de Aperitivos, S.A., foi adquirida pela minha família ao Grupo Espanhol Gresufa no final de 2007.
A SIA processava então cerca de 15 000 toneladas de batata fresca e vendia cerca de 4 000 toneladas de produto processado.
A empresa sofreu profundas reestruturações tendo concentrado os seus recursos no desenvolvimento das marcas de distribuição, fornecendo hoje em snacks de batata frita a generalidade das cadeias de distribuição.
Hoje a SIA processa perto de 45 000 toneladas de batata fresca. Esta evolução só foi possível pela realização de avultados investimentos de modernização e ampliação de capacidades produtivas, de formação de colaboradores e de interação profunda com a cadeia de aprovisionamento.
De realçar o desenvolvimento de uma fileira agrícola nacional capaz de fornecer a fábrica com quantidades e variedades de elevada qualidade de batata de indústria. Neste momento a SIA adquire mais de 20 000 toneladas a organizações e cooperativas de agricultores nacionais. Toda a campanha de abastecimento de verão, de Maio a Setembro, bem como parte da campanha de Inverno, são garantidas por explorações portuguesas, facto de que muito nos orgulhamos.
Para além do desenvolvimento desta nova fileira uma outra, associada à produção de girassol, está em franco desenvolvimento.

Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela SIA? Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
SIA: A SIA produz toda a gama de batatas fritas. Batatas fritas lisas e onduladas, palha, de diferentes espessuras e receitas, processadas em diferentes plataformas de óleos vegetais, tais como, girassol alto oleico, azeite, oleína de palma.
Através da instalação de modernos e fiáveis sistemas de aplicação de aromas, a SIA desenvolve todo um conjunto alargado de batatas fritas aromatizadas com produtos de alta qualidade. Desde receitas de sal, salmoura, aromas de campesinas, churrasco, presunto, queijo e ervas, pimenta das índias, etc,etc,etc, que a empresa disponibiliza aos seus clientes, sob diferentes composições e receitas.
A SIA serve a generalidade das cadeias de distribuição em Portugal e está presente em algumas de Espanha, França, Bélgica, Angola e Marrocos.

Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a SIA? E para o sector da batata?
SIA: A empresa integra-se agora num dos maiores Grupos Europeus de referência neste sector, a ALTHO, líder no mercado francês.
Esta intergeração promove o futuro da empresa porque assegura níveis de capitalização fundamentais para a sustentabilidade, viabiliza a prossecução de um ambicioso programa de investimentos adicional que reforçará a capacidade produtiva e a modernização de importantes fases do processo industrial. Assegura-se também o desenvolvimento de processos que em muito vão contribuir para a garantia do controlo da atividade acomodando as crescentes exigências dos consumidores e novos quadros regulatórios.
As perspetivas são assim de um continuo crescimento pela melhoria da capacidade produtiva instalada a todos os níveis.

Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
SIA: A Porbatata tem vindo a desenvolver uma atividade de partilha de informação de carácter técnico e comercial de grande valor para toda a fileira.
Tem também vindo a defender os legítimos interesses dos agentes produtivos, quer sejam agricultores, quer sejam empresas ou agrupamentos associados à atividade de produção, comercialização e produção de batata, junto de organismos nacionais e internacionais.
Esperamos que a Probatata continue a evidenciar todo o seu dinamismo na promoção das condições de exploração dos seus associados, sendo que uma fileira próspera e informada de produtores de batata constitui fator critico de sucesso para todos nós.