Ponto de situação actual do mercado

A campanha de semente 2019/2020 caminha para o final, neste momento é já possível tirar algumas conclusões do panorama geral.
Segundo os dados lançados até 31 Janeiro 2020 de um modo geral e pelo globo conseguimos registar um aumento do volume transaccionado. África regista até a data um aumento a rondar os 10% a Ásia 15% e a Europa a ronda os 5%.
No caso mais especifico de Portugal a tendência a 31 de Janeiro seguiu a média europeia com um aumento de 5% das importações Holandesas, no entanto e ao contrário da tendência europeia os números até ao final da campanha poderão mudar, em Portugal e muito pela forte pressão dos baixos preços vindos de França está a provocar uma grande dificuldade na comercialização da semente, neste momento e principalmente a norte o stock existente está a encontrar grandes dificuldades de escoamento o que faz prever uma redução durante os meses de Fevereiro e Março das importações de semente comparativamente ao ano anterior.
Em suma, é prevista para o território português uma redução de área plantada em Portugal, mesmo assim é de extrema importância a prioridade ao Produto Nacional assim que esteja disponível por forma a garantir um escoamento continuo e sem paragens.

Paulo Simões – Director Comercial da HZPC, Portugal