Classificação das batatas
Batata Fresca
Batata Primor
Batata colhida antes da sua completa maturação fisiológica, comercializada imediatamente após o seu arranque e cuja pele se retira por simples fricção, excluindo -se a batata primor destinada à transformação industrial;
Batata Nova
Batata colhida após a sua completa maturação fisiológica e colocada no mercado, no primeiro ponto de venda, até 15 dias após a sua colheita e mantém as suas características até 30 dias após a sua colheita; após 30 dias de colheita, está apta a ser comercializada com a denominação de batata de conservação.
Batata de Conservação
Batata colhida após a sua plena maturação, apta para ser comercializada depois de um período mais ou menos prolongado de armazenamento e ou conservação, sem perda das suas qualidades organoléticas;
Batata de industria
Requisitos definidos segundo as unidades industriais e finalidade. Batata produzida especificamente para processamento industrial. A batata para indústria obedece a contratos entre o produtor e a unidade industrial. São pré-definidas as condições do contrato, incluindo escoamento, variedades, parâmetros de qualidade e características organoléticas, consoante o fim a que se destina e as exigências da própria indústria.
As batatas de industria, podem ser destinadas a preparados embalados e já prontos a cozinhar mas frescas (embalados a vácuo), congelados, para chips, palha, fécula, preparados já prontos a comer e outros fins industriais.
Duração do Ciclo Cultural das variedades
Precoces
(70-80 dias)
Semi-precoces
(90-100 dias)
Semi-tardias
(100-120 dias)
Tardias
(120-150 dias)