No passado dia 15 de Outubro, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal, apresentou no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho do Município da Lourinhã e em directo nas redes sociais, o Projecto de Internacionalização da Batata Portuguesa.
https://www.facebook.com/porbatata/videos/348865289768152/
Este projecto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Durante os próximos 2 anos, a Batata Portuguesa será promovida em mercados considerados estratégicos pela Porbatata, que desenhou um conjunto de iniciativas para divulgar e valorizar a batata nacional. Entre as iniciativas previstas está a criação de uma marca própria colectiva para a Batata de Portugal que destaque a qualidade e diferenciação deste produto, aproximando-o da origem.
A presença em eventos internacionais, realização de acções de prospecção de mercado e um Concurso Internacional da Batata Portuguesa em França são parte dos planos que a Porbatata pretende concretizar.
Reforçando o seu cariz e proactividade, a Associação mostrou que está á altura dos desafios e condicionantes actuais apresentando todas as actividades adjudicadas no Projecto e em alguns casos a substituição em alternativa para os eventos que foram cancelados ou adiados.