Language switcher

BALANÇO DE CINCO ANOS A DEFENDER O SECTOR E A PROMOVER A BATATA EM PORTUGAL

A Batata é o quarto produto mais consumido no mundo, no entanto na Europa é o único produto que não tem OCM (organização comum de mercado) própria por isso é um produto sujeito às oscilações de mercado, por consequência sem proteção da comissão europeia.
Portugal representa cerca 1,5 % do mercado Europeu da batata, portanto um valor quase irrisório comparado com os grandes países produtores e comerciantes de batata Europeus.
Neste cenário, com a percepção de que só com todo sector da batata português unido, seria possível mantê-lo vivo, em Setembro de 2016, alguns operadores visionários e empenhados, constituíram a Porbatata – Associação da Batata de Portugal.
Cinco anos depois da sua génese, a Porbatata, apresenta um currículo com muitas concretizações. A lista já é extensa mas salientamos algumas das acções mais marcantes:
  • Desde a sua criação é a entidade que representa e é interlocutor do sector da batata português, junto das entidades oficiais, contribuindo para uma melhor organização;
  • Estivemos presentes em feiras e eventos internacionais e nacionais do sector, presença essa alterada no último ano e meio pela actual situação que todos vivemos;
  • Criamos um conselho técnico composto pelos melhores técnicos a nível nacional como órgão consultivo de apoio às decisões da Direção e que já contribuiu para a alteração da legislação da qualidade da batata, para a existência do Plano de Contingência da Tecia solanivora, para a tomada de decisões das autoridades competentes sobre pragas de quarentena como é o caso do Epitrix e dos nematodes, para a autorização excpecional de alguns produtos fitofarmacêuticos específicos para a batata concedidas pela DGAV, para a publicação de alguns artigos técnicos na newsletter e disponibilizados no site, entre outas situações pontuais;
  • Concebemos a Campanha de promoção da Batata Portuguesa, cuja primeira edição foi em 2018 e este ano de 2021 teve a sua quarta edição, sempre com moldes diferentes, mas sempre com o objectivo de promover a batata portuguesa, nas suas várias vertentes, nutricional, económica, ambiental, gastronómica e social;
  • Criamos um site institucional, uma newsletter mensal, uma revista anual, estamos presentes nas diversas redes sociais, Facebook, Instagram, Linkdin e Youtube;
  • Desde Agosto de 2020 está em execução um projecto de Internacionalização que pretende divulgar a excelência da batata portuguesa em mercados externos e do qual destacamos a criação da marca colectiva de batata portuguesa a “Miss Tata” que tem vindo a ganhar força e visibilidade dentro e fora de Portugal. A Miss Tata é a embaixadora da batata portuguesa ao nível internacional. Divulgada em alguns dos órgãos de comunicação mais representativos do sector a nível europeu através da campanha de promoção da batata portuguesa e que teve início no passado mês de Maio. Também a nível nacional com a parceria da Aped (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e do Crédito Agrícola, a Miss Tata foi personagem principal da Campanha de promoção da Batata Portuguesa. Presente nas embalagens e a granel, a Miss Tata já é a referência de batata portuguesa, nas diversas lojas da grande distribuição e outras superfícies comerciais.

Todo o trabalho desenvolvido em prol do sector, já mereceu elogios de entidades públicas e privadas, como foi o caso da afirmação do anterior Secretário de Estado da Agricultura, Engº Nuno Russo que referiu que: “A Porbatata, era um dos exemplos mais inspirador destes tempos”. Também no passado dia 30 de Junho foi atribuído pela “Vida Rural” durante o “Agro In” o prémio “Organização de Produtores que Marca”, um prémio de mérito, arrojo e reconhecimento pelo trabalho que a Porbatata tem vindo a desenvolver em prol do sector da batata e associativo. A Porbatata foi ainda nomeada para o prémio Distinções pelo Desenvolvimento 2020, prémio atribuído pela ADL (Associação de Desenvolvimento da Lourinhã), apesar de ser um prémio local/regional e a Porbatata ter âmbito nacional, a associação tem sede na Lourinhã, pelo que contribuiu para o desenvolvimento e visibilidade do concelho da Lourinhã.

O caminho é longo e muito mais há ainda para fazer, para o sector e pelo sector, mas toda a equipa da Porbatata tem-se mostrado coesa, resiliente, determinada e dedicada a uma causa em prol e para benefício de todo o sector da batata Portuguesa, porque afinal na PORBATATA é a batata (portuguesa) que nos une, numa só voz, num só caminho!