CAMPO DE DEMONSTRAÇÃO DE VARIEDADES DE BATATA NA AGROGLOBAL 2021

A incerteza é a nova palavra de ordem…
Há um ano atrás cheios de expectativas optimistas e num cenário indefinido, plantámos o campo de demonstração de batata para a Agroglobal, mas esta acabou por não acontecer…
Mas a vida deve e tem de continuar…
Num clima de muita indecisão, mas com uma esperança renovada a Porbatata voltou a aceitar o desafio colocado pela organização da Agroglobal, para participar nos campos de demonstração de batata para a edição de 2021.
A Agroglobal pretende promover as culturas agro-industriais e o campo de demonstração de batata tem essa finalidade, dar a conhecer algumas das variedades de indústria mais interessantes das várias casas de semente. Nesta edição nem só a batata de indústria está presente, também houve plantação de batata de consumo em fresco, por uma questão de estratégica das casas de semente, havendo por isso várias segmentações no campo de batata.
Para a realização do campo de demonstração de batata em 1,7 ha com rega por pivot, contamos com a parceria de algumas das casas de semente sócias da Porbatata: Agrico, Germicopa, HZPC, Meijer e Stet. Contamos ainda com a parceria da ADP em adubação de fundo, da Alltech no tratamento do solo e adubação foliar e os tratamentos fitossanitários assim como todas as orientações técnicas são da responsabilidade dos técnicos Pedro Quintino e Rui Cruz que selecionam no mercado as melhores soluções para os tratamentos mais eficazes. Os trabalhos culturais são da responsabilidade da equipa da Agroglobal.
Antes da plantação a 5 de Maio de 2021, foram feitas além de uma adubação de fundo, uma estrumação e controlo de infestantes com herbicida. Até à data foram efectuados 10 tratamentos fitossanitários e três adubações de cobertura.
Culturalmente o desenvolvimento das batateiras tem decorrido com normalidade, de notar a presença de alguns escaravelhos, bem como algum míldio e alternária mas que a rápida intervenção dos responsáveis técnicos pelo campo tem sido eficaz para o seu controle.
A colheita está prevista para os dias da Agroglobal 7, 8 e 9 de Setembro, e as batatas de indústria aqui produzidas, seguirão para a SIA-Aperitivos, também socia da Porbatata.