O meu nome é Vera Jesus e atualmente, juntamente com o meu sócio Paulo Meneses, sou gerente da empresa Batatas Egberto & Filhos LDA. A empresa Batatas Egberto & Filhos LDA é uma empresa de gerações familiares que foi fundada pelo Sr. Egberto da Silva Jesus em 1979. A sua sede encontra-se localizada em Sanchequias, uma pequena aldeia que pertence ao Concelho de Vagos, Distrito de Aveiro. E a sua filial em Campelos, uma freguesia de Torres Vedras.
Desde 2000 que a empresa se tornou uma participante ativa a nível mundial na compra e comercialização de produtos agrícolas, nomeadamente batatas, cebolas, alhos e respetivos sacos de transporte especializados. No ano passado, com o crescimento da empresa e o aumento do trabalho sentimos a necessidade de aumentar as nossas instalações. Nesse sentido, conseguimos este ano aumentar as nossas instalações para aproximadamente o dobro de forma a ser possível dar a melhor resposta possível aos nossos clientes.
O sucesso desta empresa deve-se principalmente à criteriosa seleção dos seus produtos e na sua vasta variedade, aliada a uma elevadíssima qualidade. A relação com o cliente e sustentabilidade são intrínsecas, o cliente é tratado de acordo com as suas necessidades e feito sob medida.
Como começou a sua relação com as batatas? E como começaram as Batatas Egberto?
Eu basicamente nasci no meio das batatas. A empresa pertencia inicialmente ao meu pai que a fundou em 1979 e por isso desde sempre tive muito contacto com o mundo das batatas. Comecei por trabalhar na empresa do meu pai e após obter o conhecimento suficiente sobre as batatas acabei por comprar a empresa ao meu pai e continuar a geração da empresa.
Que tipo de produtos e serviços são comercializados pela Batatas Egberto?
A empresa Batatas Egberto & Filhos LDA dedica-se essencialmente à compra e comercialização de produtos agrícolas, nomeadamente batatas, cebolas e alhos, assim como os seus respetivos sacos de transporte especializados. Aparte disso, também é responsável pelo embalamento de alguns dos seus produtos, essencialmente batatas, e faz o respetivo transporte da mercadoria para os seus clientes.
Quais são os vossos principais mercados/clientes?
A nossa empresa comercializa essencialmente em Portugal para revendedores dos produtos. A nível nacional, obtemos os nossos produtos diretamente dos agricultores nacionais, sendo que somos os maiores compradores na zona da Lourinhã. Ao nível da importação trabalhamos muito com a Espanha, França, Bélgica e Holanda. Quanto a exportação, comercializamos em maior quantidade para Cabo Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Quais as perspetivas de futuro para as Batatas Egberto?
A empresa Batatas Egberto & Filhos LDA tem como principal objetivo o continuo crescimento da empresa. Nesse sentido, futuramente pretendemos alargar as vendas ao mercado internacional para novos clientes e dar a conhecer os nossos produtos em países diferentes. Outro dos nossos objetivos futuros é a comercialização de produtos a hipermercados que neste momento não estamos ainda a fazer.
Quais as perspetivas futuras para o setor da Batata?
Em relação ao setor da batata, espero que futuramente seja possível dar condições aos agricultores nacionais para que continuem a fazer o melhor trabalho possível para se obter os produtos de qualidade de excelência. Uma das condições que deveria ser garantida é a estipulação de um preço mínimo de venda razoável de forma aos agricultores conseguirem manter o seu negócio.
Na sua opinião quais serão as mais valias da marca coletiva Miss Tata para o sector?
A marca coletiva Miss Tata veio ajudar o setor da batata ao representar todos os envolvidos na comercialização de batata em Portugal, desde os agricultores ao nível da produção, à comercialização e Indústria. Ao representar todo o setor consegue numa única voz avaliar as dificuldades do setor e tentar combater as mesmas. Assim, como reunir toda a informação importante, nomeadamente legislação, e dar o conhecimento aos seus sócios de forma a estarem sempre atualizados.
Está a usar o selo da Miss Tata, nas batatas portuguesas que comercializa?
Atualmente, ainda não estamos a utilizar o selo da Miss Tata nos nossos produtos. No entanto, já se encontra em fase de implementação para futuramente estar presente em todas as nossas variedades de batata.
O que espera de uma associação como a Porbatata?
Espero que a associação Porbatata continue a representar todo o setor da batata em Portugal da melhor forma possível. Que divulgue os nossos produtos e que os dê a conhecer a mercados onde ainda não se encontram. Que nos continuem a apoiar e a fornecer toda a informação necessária para que possamos fazer o nosso trabalho de forma mais facilitada.
Vera Jesus – Sócia Gerente