Como começou a sua relação com as batatas?
Já os nossos avós eram agricultores e produziam batatas, o Sr. José Guerra toda a vida produziu batatas, e aí começaram os negócios com as batatas, a juntar a tudo isto o facto de a família ser originária de uma aldeia na fronteira, fez com que desde bem cedo começássemos a comercializar batatas em ambos os lados da fronteira, e a desenvolver o negócio.
E como começou a José Guerra?
A José Guerra já existe desde 1986. Em 2008 sofre uma transformação, como resultado passa de José Guerra empresa individual para sociedade limitada.
Que tipo de produtos são comercializados pela José Guerra?
A José Guerra, Lda comercializa todo o tipo de fatores de produção para a agricultura como agroquímicos, adubos, rações e cereais. Também comercializa pequenas alfaias e utensílios agrícolas, alem do comercio por grosso de batata de consumo e do comercio por grosso e a retalho de batata de semente.
Quais são os vossos principais mercados/clientes?
Os nossos principais clientes durante todo o ano são as indústrias de batata frita, fábricas de 4ª gama e grossistas de batata em Portugal e Espanha. No verão exportamos para França e Holanda.
Quais as perspetivas de futuro para a José Guerra?
A José Guerra, perspetiva no futuro continuar a comercializar nos mercados já existentes e onde se encontra implementada. Atualmente encontramo-nos a desenvolver um projeto de batata de Trás-os-Montes, IGP (Identificação Geográfica Protegida) aproveitando a sinergia com outra empresa do grupo que produz esse apreciado tubérculo na tão afamada região.
Quais as perspetivas para o setor da Batata?
A fileira da batata tende e exige, que cada vez sejamos mais profissionais, a fim de se cumprirem todas as normas de segurança alimentares e as preocupações ambientais, por isso acreditamos que vai continuar a ser um produto com futuro na alimentação humana.
O que espera de uma associação como a Porbatata?
Esperamos que a Porbatata seja um ponto de encontro de todos os agentes económicos neste setor, no qual se possam partilhar objetivos comuns à fileira, e onde se debatam os caminhos a trilhar, de modo a obtermos todos o sucesso que tanto ambicionamos.