Área de batata na campanha de 2020

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE de Abril de 2020: “Quanto à batata, e apesar da indecisão de alguns produtores em avançar com a cultura face à previsível diminuição da procura (resultante dos condicionalismos impostos para combater a pandemia COVID-19), prevê-se a manutenção da área plantada em 2019 (21 mil hectares).
As plantações de batata, quer de sequeiro, quer de regadio, estão a decorrer com normalidade. Apesar da incerteza que as restrições impostas no âmbito da pandemia COVID-19 provocaram em alguns produtores, nomeadamente face à potencial redução da procura (com o encerramento de estabelecimentos de restauração, as limitações nas deslocações e no regresso de emigrantes e as quebras no turismo e no poder de compra de muitas famílias), não se prevê uma diminuição da área plantada face à campanha anterior. A generalidade dos batatais apresenta povoamentos homogéneos e bom desenvolvimento vegetativo.”
No entanto temos indicação de que as vendas de batata semente são inferiores à campanha do ano passado. Segundo informação de alguns associados da Porbatata, a área de batata plantada na campanha de 2020 poderá ser inferior à do ano passado, pelo que a informação acima poderá não corresponder totalmente à realidade.

Consulte aqui o Boletim do INE na integra.