Language switcher

NEMATODES DAS GALHAS EM SOLANACEAS*

Os nemátodos são os agentes patogénicos responsáveis por grandes perdas mundiais de diversas culturas, e sobretudo na cultura da batateira (Solanum tuberosum), cuja presença tem consequências ao nível da produção, qualidade e rentabilidade.
Estes agentes patogénicos constituem uma comum praga do solo, de difícil controlo, pelo que é imprescindível desenvolver soluções de forma a reduzir a quantidade deste agente no solo.
O atual foco na consciencialização ambiental tem alertado para a utilização de nematodicidas, incentivando a uma redução significativa – se não total – da sua utilização, bem como de outros compostos sintéticos tóxicos que constituem uma ameaça para os ecossistemas do solo e para a saúde humana e como tal tem sido necessário procurar alternativas eficazes.
Assim, de forma a disponibilizar uma solução não poluidora e com nulo impacto no meio ambiente, a Asfertglobal optou por um modelo de economia circular e desenvolveu o Kiplant Reprise, uma solução à base de Quitosano – elemento estrutural dos exosqueletos dos crustáceos.
Graças à sua formulação exclusiva, Kiplant Reprise promove efeitos notórios ao nível do desenvolvimento de toda a planta e atua como elicitor, com ação ao nível dos mecanismos endógenos de defesas das plantas contra agressões externas.
O Quitosano presente no Kiplant Reprise induz a resistência sistémica adquirida (SAR), que se prolonga no tempo, proporcionando mais robustez e uma maior quantidade de raízes emitidas, o que resulta numa maior resistência e defesa contra os nemátodos.
Este produto foi submetido a vários testes que comprovaram a sua eficácia, como se verifica num dos ensaios que partilhamos abaixo, realizado pela Soilvitae.
Ensaio realizado na cultura de tomateiro em estufa, para avaliar a eficácia agronómica do Kiplant Reprise. O ensaio foi composto por 4 modalidades em que foram aplicadas diferentes quantidades de Kiplant Reprise: 5L/ha; 10L/ha e 20L/ha, em 2 aplicações por via radicular.

Kiplant Reprise obteve resultados muito positivos na redução da ocorrência de galhas de nemátodos nas raízes de tomateiro, tendo sido extremamente eficaz quando utilizado na concentração de 2%, onde foi  praticamente nula a ocorrência de galhas.

* Artigo tecnico-comercial da responsabilidade da Asfertglobal