“Potatoes, prepare to be surprised”
PROGRAMA DE PROMOÇÃO 2023-2025
Após o sucesso da campanha de promoção “Potatoes, prepare to be surprised – Europe’s favourite since 1536” (Batatas, prepare-se para ser surpreendido – a preferida da Europa desde 1536), lançada em 2020 e finalizada no final do ano passado, Bord Bia, Europatat e VLAM vão continuar com as atividades do programa por mais três anos. A iniciativa conjunta, que é cofinanciada pela Comissão Europeia no âmbito da Política de Promoção da UE, decorrerá até dezembro de 2025 para incentivar o consumo de batatas frescas entre os millennials na Bélgica, França e Irlanda.
A batata fresca continua a ser o hidrato de carbono da refeição principal mais popular na Europa e está profundamente enraizada nos hábitos alimentares da União Europeia, mas hoje em dia enfrenta dois obstáculos principais: uma diminuição a longo prazo do seu consumo; e uma estagnação da sua imagem enquanto comida tradicional. Esta tendência tem levado a uma diminuição do consumo de batata nas diferentes faixas etárias, sobretudo nas pessoas entre os 18 e os 34 anos que vivem sozinhas, em coabitação ou com famílias jovens (os chamados millennials).
Para abrandar esta tendência de consumo, a nova campanha continuará a colocar as batatas frescas nas mentes e nas vidas dos millennials com uma mensagem clara: as batatas enquadram-se no estilo de vida moderno, saudável e sustentável dos millennials, porque são saborosas, versáteis e de alto valor -alimentos de qualidade com bons benefícios nutricionais e de saúde!
Para inspirar a geração do milênio a integrar facilmente as batatas em seu estilo de vida diário, 60 novas receitas surpreendentes de batatas serão adicionadas às 300 disponíveis no site www.preparetobesurprised.eu e perfis de mídia social (principalmente Instagram) para a Bélgica, França e Irlanda. Além disso, várias ativações em torno do tema “surpresas de batata” (por exemplo, mini-eventos, concursos etc.) com influenciadores ocorrerão nos três países ao longo dos próximos 3 anos. Além disso, uma série de animações “Você sabia” que mostram habilidades culinárias, armazenamento de batatas e dicas e fatos de sustentabilidade serão desenvolvidos em sete idiomas para alcançar um número maior de millennials na Europa.
O projeto “Potatoes, prepare to be surprised – Europe’s favourite since 1536” é coordenado pela VLAM em parceria com a Europatat e Bord Bia. O programa tem um orçamento total de 3.425.608,00 euros e subvenção solicitada de 2.740.486,40 euros (80% do orçamento total).
Fonte: Press Release EU promotion project fresh potatoes de Europatat
VLAM, Flanders’ Agricultural Marketing Board
Bord Bia, Irish Food Board
Europatat, European Potato Trade Association